Curso make up

Subscreva via Email

sábado, fevereiro 14, 2015

Gravidez: quando é que o álcool deve estar interdito?

As mulheres que estão a tentar engravidar e as que ainda não completaram 12 semanas de gestação devem abster-se totalmente do consumo de álcool, defendem as novas normas do Instituto Britânico para a Excelência nos Cuidados de Saúde, para quem só a abstinência garante que o bebé não é afetado. Esta indicação contraria um relatório recente do Colégio Real de Obstetras e Ginecologistas (RCOG), segundo o qual não havia risco na toma de até duas doses de bebidas alcoólicas por semana, sendo que uma dose corresponde a 25 mililitros.

O Instituto refere que a altura da conceção e os primeiros três meses de gravidez são as alturas mais críticas para os possíveis efeitos do álcool no estado de saúde do feto e nas hipóteses de aborto espontâneo. No caso do bebé, os campos mais afetados podem ser os do desenvolvimento neurológico e ganho de peso.
Philippa Marsden, representante do RCOG, afirma: “Durante o primeiro trimestre, a abordagem mais segura é a abstinência e, em seguida, manter o consumo em doses mínimas. E o mesmo se aplica a mulheres que estão a amamentar”. Estima-se que, só no Reino Unido, nasçam todos os anos seis mil bebés com problemas devido ao consumo de álcool pela mãe durante a gravidez.
De qualquer forma, e dado o número elevado de gravidezes que não são planeadas, os especialistas advertem para o facto de ser improdutivo as mulheres ficarem ansiosas pelo consumo de álcool durante o período em que não sabiam estar à espera de bebé. “Nessa altura, nada há a fazer em retrospetiva e a grávida deve focar-se no que está à sua frente e no que realmente pode começar a fazer para garantir a sua saúde e a do seu filho”, diz a mesma responsável.

0 comentários:

Enviar um comentário