Curso make up

Subscreva via Email

segunda-feira, fevereiro 16, 2015

Conheça os benefícios do óleo de prímula

Também conhecida como “Evening Primrose”, porque sua flor amarelinha abre ao entardecer, a prímula é nativa da América do Norte. Da planta extrai-se um óleo produzido naturalmente pelo nosso organismo. 
O óleo de prímula traz inúmeros benefícios medicinais, combatendo dermatites, doenças cardiovasculares, inflamações e sintomas da TPM, dentre outros. Além disso, é rico em ácido gama linolênico, um ácido graxo essencial para o bom funcionamento do organismo.
De acordo com especialistas, a falta de ácido graxo pode ocasionar distúrbios como síndrome pré-menstrual, dermatite, envelhecimento precoce e hiperatividade infantil. Entenda como age o óleo de prímula em nosso organismo. 

Pele - reduz a perda de água através da pele, mantendo a hidratação e a elasticidade. Segundo estudos, seu consumo aumenta também a tolerância da pele à exposição aos raios ultravioleta; 
- como contém ácido gamolinolênico em sua composição, produz substâncias que intermedeiam a resposta inflamatória nos casos de dermatites, cessando a coceira, característica da doença.
Dermatite – fonte de GLA, o óleo de prímula produz substancias mediadoras da resposta inflamatória, diminuindo os sintomas da dermatite e mantendo a integridade da pele. 
Tensão Pré-Menstrual (TPM): o óleo de prímula é rico em ácido linolênico, um precursor de prostaglandinas da série 1, substâncias de efeito anti-inflamatório e também necessárias na formação de substâncias que regulam os hormônios femininos. Então, atenua alguns sintomas da TPM como alterações de humor, inchaço e dor nas mamas.
Hiperatividade infantil: o aumento da ingestão de ácidos graxos apresenta benefícios comportamentais em crianças hiperativas, influenciando no equilíbrio hormonal ausente nelas. 
Atenção: 
Quando associado a outros óleos vegetais, em especial o óleo de linhaça, o óleo de prímula se torna uma boa fonte de ômega-3. O equilíbrio de ômega-6 (como o GLA) e ômega-3 é mais benéfico à saúde do que o uso isolado de um ou outro.
O óleo de prímula e o emagrecimento
Apesar de especulações, ainda não há comprovação científica de que o óleo de prímula favoreça a perda de peso. Por outro lado, ele contém propriedades que ajudam na diminuição do colesterol ruim. Assim, combate a gordura saturada, fator que pode ajudar na redução das medidas. 
Consumo

O óleo de prímula é vendido em fórmula de cápsula, em lojas de produtos naturais. A posologia indicada é tomar uma cápsula antes das principais refeições, somando duas ao dia. 
Entretanto, apesar dos benefícios citados, antes de consumir o produto o ideal é passar por uma avaliação médica. Como o óleo pode provocar alguns efeitos colaterais, há a possibilidade de influenciar na ação de alguns medicamentos.

0 comentários:

Enviar um comentário