Curso make up

Subscreva via Email

domingo, setembro 30, 2012

1001 razões para mastigar bem os alimentos.


No corre-corre diário, quase não sobra tempo para nada, inclusive para comer.
Se antes as pessoas faziam as refeições com calma, saboreando os alimentos, hoje elas praticamente engolem a comida, sem ao menos sentir o gosto das coisas e mastigando pouquíssimas vezes.
E esse hábito engorda, e muito!
Uma pesquisa portuguesa feita com 500 jovens obesos durante um ano comprovou que os participantes que tiveram o tempo de ingestão controlada (comeram devagar, mastigando bastante) perderam muito mais peso que os demais participantes.
Sabe qual a surpresa maior? A perda de peso de quem comeu devagar foi semelhante à perda de peso de quem fez redução de estômago!
A explicação é simples e está relacionada com duas hormonas, a grelina e o peptídeo tirosina-tirosina (PYY).
A grelina a hormona “da fome” e o PYY é o que proporciona a sensação de saciedade, de forma que, quando comemos devagar, equilibra-se a acção dessas hormonas, o que faz com que fiquemos saciados mais rapidamente, reduzindo a fome e a “vontade” de comer.
O ideal é que cada refeição dure, em média, 30 minutos.
Além disso, evite comer tendo estímulos externos como TV, celular, jogos electrónico ou computador.

Uma dica boa é começar a mastigar 30 vezes cada “garfada”. Caso não consiga 30, que seja ao menos 20, mas é preciso que se mastigue mais os alimentos para dar tempo as hormonas agirem e enviarem a “mensagem” de saciedade.

0 comentários:

Enviar um comentário