Curso make up

Subscreva via Email

sábado, abril 23, 2011

Acne, impossível não tê-la.


A acne (também conhecida por espinhas ou borbulhas) é um problema cutâneo que afecta sobretudo os adolescentes (80%), tanto homens como mulheres. Ainda assim, as mais afectadas são as mulheres devido ao uso de anticoncepcionais e das alterações do ciclo hormonal.
São muitos os mitos associados ao aparecimento das borbulhas: falta de higiene, dietas, actividade sexual, uso de cosméticos, entre outros. No entanto, a origem deste problema tem sim a ver com a alteração do crescimento das células do folículo piloso, produção excessiva de sebo, aumento do crescimento bacteriano e inflamação.
A doença manifesta-se principalmente no rosto e no tronco, áreas do corpo ricas em glândulas sebáceas.

As suas manifestações são divididas em:
·         Lesões não inflamatórias – comedões fechados (pápulas brancas) e abertos (pontos pretos);
·         Lesões inflamatórias – pápulas, pústulas e nodules.
Comedão é a lesão mais característica da acne. O comedão fechado é de difícil visualização, sendo uma elevação cutânea de cor embranquecida ou amarelada. O comedão aberto – popularmente conhecido como ponto preto – costuma não ser elevado. No entanto, pode se apresentar como uma pequena elevação dura de cor preta, devido à oxidação da superfície do sebo.
Uma pápula é uma elevação circunscrita da pele, de consistência sólida, na maioria dos casos com menos de 1 cm de diâmetro. As pápulas são perfeitamente perceptíveis ao tacto, caso se proceda à palpação da zona afectada.
As pústulas são pequenas lesões inflamadas, semelhantes à bolhas e preenchidas por pus localizadas na superfície da pele.

Existem diferentes tipos de Acne (divididos pela sua gravidade):
Acne Grau I:
Acne Grau II: 
Acne Grau III: 
Acne Grau IV: 
Acne Grau 5:

A principal causa que leva os jovens portugueses ao dermatologista é o acne
Afecta a nossa auto-estima, podendo levar à depressão, isolamento, insucesso escolar, rejeição social, desemprego e ansiedade.
Estudos demonstram que a acne afecta os seus doentes a nível emocional, psicológico e relacional em grau semelhante e superior ao verificado em doenças como a asma, epilepsia, diabetes e artrite.
Aqui ficam algumas dicas de simples coisas que pode fazer no seu dia-a-dia para atenuar um pouco a acne ou pelo menos não a agravar:
·         Lave o rosto 2 a 3 vezes ao dia para controlar a oleosidade;
·         Não lave o rosto com sabonetes;
·         Para disfarçar a acne opte por produtos de base aquosa, nunca use cremes com textura cremosa;
·         Se usar maquilhagem não se esqueça de se desmaquilhar;
·         Não esprema ou tape as borbulhas;
·         Evite tocar constantemente no rosto;
·         Faça uma esfoliação à pele uma vez por semana;
·         Evite consumir alimentos gordurosos.

0 comentários:

Enviar um comentário